[obm-l] periodo fundamental de uma funcao

Na mensagem que eu enviei ontem, a abordagem do caso em que w = inf P = 0, P
o conjunto dos periodos de f, ficou um tanto confusa, foi feita correndo. De
forma mais clara, eh o seguinte.
Como w =0, para todo eps>0 arbitrariamente escolhido podemos encontrar um p
em P tal que 0<p<eps. Assim, sendo x>0, para todo h satisfazendo a 0<h<x
podemos obter p em P tal que x-h<n*p<x (1) para algum natural n. Como p eh
periodo de f, f(n*p) = f(0). E como f eh continua em R, logo em x, temos que
f(x) - f(x-h) = o(1). o(1) designa uma funcao que (dividida por 1) tende a 0
quando h ->0. (na outra mensagem eu acabei colocando o(h), mas nao eh este o
caso). Em virtude de (1), temos entao que |f(x) - f(0)| < eps para todo
eps>0, ou seja, f(x) = f(0). Se x<0, o raciocinio eh inteiramente analogo.
Concluimos assim que f(x) = f(0) para todo x em R, isto eh, f eh constante.
Por contraposicao, concluimos tambem que, se f nao for constante, entao w>0
eh o periodo fundamental existe.
Artur

winmail.dat