Re: [obm-l] provar

Ola pessoal,

Dentro do espirito destacado pelo Prof Nicolau no final de sua mensagem, e
interessante ver como Gauss considerava os numeros negativos...

"Durante este outono, preocupei-me largamente com as consideracoes gerais
das superficies curvas, o que conduz a um campo ilimitado ... Essas
pesquisas ligam-se profundamente com muitos outros assuntos, inclusive -
como me sinto tentado a dizer - com a metafisica da geometria, e nao e sem
ingentes esforcos que consigo me arrancar as consequencias que dai advem,
qual seja, por exemplo, a verdadeira metafisica das grandezas NEGATIVAS e
IMAGINARIAS. Em tais ocasioes, sinto vibrar em mim, com grande vivacidade, o
verdadeiro sentido da raiz de -1, mas creio que sera extraordinariamente
dificil expressa-lo com palavras

GAUSS"

Observe que Gauss busca O SENTIDO de um objeto matematico dentro um contexto
( as consideracoes gerais sobre superficies curvas - o conceito de variedade
Gauss nao tinha  ) que lhe parece promissor. Gauss foi do tipo de Matematico
que ESCREVE POUCO ... Ele tinha um distico onde estava escrito : POUCO, MAS
MADURO ! E foi fiel a esse aforismo até o fim de sua vida. Ele nao era um
problemista : era fundamentalmente um filosofo, um generalista, que olhava
para o todo, para as coisas mais basicas, procurando um campo fertil e
promissor onde a sua sensibilidade ( intuicao ) lhe  sugerisse ser
interessante concentrar seu talento.

E veja que mesmo ele, sem duvida um Grande Matematico, tem dificuldade de
aclimatar em sua cultura os numeros negativos e imaginarios, a ponto de
procurar um contexto que os torne necessarios ...

Hoje isso ocorre conosco, por exemplo, com os numeros surreais descobertos
pelo Prof Conway. E necessario mostrar que muitos dos nossos mais dificeis (
por exemplo, o problema 3N+1) problemas podem ganhar uma formulacao ou
compreensao adicional com esses numeros. E isso sem duvida vai ocorrer no
futuro, pois, caminhos tradicionais levam a resultados tradicionais e,
todavia, tudo leva crer que a evolucao verdadeira tem algo de salto
quantico, nao-tradicional, nao-linear ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
2,1641,050104

http://messenger.msn.com.br