[obm-l] RETROSPECTIVA!

Valeu! Meus Amigos Ocultos! por terem me suportado neste ano, bastante
próspero, onde até as críticas foram construtivas. Destaque para as discussões
sobre "MARGEM DE ERRO" cujas dúvidas foram regidas com maestria pelo professor
Morgado (CAMPEÃO!). Apesar da difícil missão de eleger o "problema do ano"
entre bodes, camelos, galinhas de penacho, micos-leões, etc., o meu voto seria
para o probleminha da "PONTE BAY". Vamos brindar a virada com o problema abaixo

Penélope, a Pessimista, e Olívia, a Otimista, são duas entre as dez finalistas
em um confronto. Uma dessas dez finalistas será escolhida aleatoriamente para
receber o grande prêmio (todas as finalistas têm a mesma chance de ganhar).
Logo antes da entrega do grande prêmio, um juiz diz a oito finalistas que elas
não ganharam o grande prêmio, permanecendo apenas Penélope e Olívia. Penélope
pensa: "Mesmo antes de o juiz eliminar oito concorrentes, eu sabia que ao menos
oito das outras concorrentes eram perdedoras. O fato de eu saber agora que
essas oito eram perdedoras nada me diz de novo. Minha chance de ganhar é ainda
de apenas 10%. Que sorte inútil? Olívia pensa: "Agora que as oito foram
eliminadas, restam apenas duas de nós no confronto. Assim, tenho uma chance de
50% de ganhar! Que sorte!.Qual das duas análises é correta?

Boas Festas e até o próximo ano! se vocês, assim permitirem! OK!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br