Re: [obm-l] a obm esta certa????(respondam por favor)

[Wednesday 24 December 2003 00:36: obm-l@mat.puc-rio.br]
> [...]
> respectivamente, e tais que as retas EF e GH são tangentes à circunferência
> inscrita no losango.
> Prove que as retas EH e FG são paralelas.
>
> aqui vai um resumo da minha resolução se naum ficar claro por favor me
> respondam que eu mando ela como eu fiz na prova.
>
> Neste problema tentei criar duas situações em que seja impossível que em
> ambos os casos as retas EH e  FG sejam paralelas e que ao mesmo tempo essas
> situações estejam de acordo com o enunciado dessa forma estaria demonstrado
> que as retas EF e GH não são paralelas como propõe o enunciado.

O enunciado não diz que as retas EF e GH tem que ser não-paralelas, nem pede
para demonstrar isso. Ele quer que você prove que EH e GF são paralelas
sempre que EF e GH tangenciarem a circunferência; analisar apenas dois casos
não basta.

> [...]
> Na situação 1, fixa-se o ponto E entre o ponto de tangencia da
> circunferência no lado AB e o vértice B.
> Dessa forma a reta EF só pode estar em uma posição (coincidindo com a reta
> que contém o lado AB, conseqüentemente F coincide com A)).
>
> Então, fixa-se o ponto h entre o ponto de tangencia da circunferência com o
> lado DA e o vértice A  (próximo ao vértice A) dessa forma  o ponto g
> coincidira com a extremidade do lado DC (ponto D).
> [...]

Eu também notei que existiam "contraexemplos" durante a prova; parece que a
banca considerou, na expressão "sobre o lado AB", apenas o *interior* do
segmento de reta AB. Eu não sei se esta definição é comum (Nicolau, Morgado,
Barone, alguém sabe?), mas não gostei do enunciado desta questão devido a esta
ambigüidade.

[]s,

- --
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira