[obm-l] Problema de minimizacao

Oi,

Eu nao estou vendo como esta informacao sobre os triangulos pode ser usada, pelo menos no problema (1). Acho que dados n planos eh sempre possivel construir sobre eles n triangulos com as caracteristicas desejadas. Eh inclusive possivel que todos os trinagulos estejam em um mesmo plano.

Se a equacao do plano i eh a_i*x + b_i*y + c_i*z + d_i =0, , entao a distancia a ele de um pont P = X, y, z) eh, se nao me engano, [Artur Coste Steiner] |a_i*x + b_i*y + c_i*z + d_i] |Raiz(a_i^2 + b_i^2 + c_i^2). Logo, somando-se os quadrados de todas as distancias, temos um problema de minimizacao quadratica. Eh ateh possivel achar uma solucao analitica pelo  Calculo Diferencial. Basta igualar a zero as derivadas parciais. Como o problema eh quadratico, nao hah necessidade de se preocupar com condicoes de segunada ordem.

O caso (2) tambem eh uma minimizacao quadratica, pois o quadrado do volume de cada tertraedro eh o produto do quadrado de sua base pelo quadrado da distancoa do ponto ao plano do triangulo que eh a base do tetraedro

Artur

Ola a todos da lista