RE: [obm-l] RES: [obm-l] Círculo da Morte

hehe... bem ki eu podia ter lido a mensagem do Rogerio antes de responder
... teria economizado dedo... correcao va abaixo

> [...]
>
>a posicao sobrevivente sera sempre 1 + 2m
>
>aplicando em a)
>2^6 <= 100 <= 2^7, logo
>100 = 64 + 36
>posicao sobrevivente = 1 + 2*36 = 73
>
>Prova ( aki e a parte ki nao me garanto muito... qualquer ajuda e bemvinda
>)
>
>1) para todo k=2^n, a posicao 1 e a sobrevivente porque ao fim de cada
>volta o numero de sobreviventes e 2^(n-v) -- v = numero de voltas dadas, e
>a espada volta a posicao inicial
>
>2) agora vamos ver oke acontece para qualquer k = 2^n + 1

assim ki a primeira pessoa morre temos 2^n sobreviventes e de 1) sabemos que
a pessoa que recebe a espada esta an posicao vencedora, como cada morte
envolve 2 posicoes a posicao sobrevivente e a 3

>quando a espada chega na ultima posicao os sobriviventes sao 2^(n-1) + 1
>agora repare que quando o ultimo mata o primeiro temos de novo o numero de
>sobreviventes do tipo 2^n logo a posicao que recebe a espada nessas
>condicoes e a sobrevivente como vimos em 1)
>essa posicao e a posicao 3 ja ki temos ki pular nao so posicao 1 ki acaba
>de morrer como tb a posicao 2 ki foi morta por 1 na primeira rodada.
>
>3) (aki e ki nao sei se o passo e muito grande, e gostaria de ajuda de quem
>esta acostumado com questoes de provar isso ou aquilo)
>para k = 2^n + m

assim ki m pessoas morrem temos a situcao de 1) e como 2*m posicoes
participam das mortes a posicao sobrevivente e 1 + 2*m

>temos k = 2^n + 1 + 1 + ... + 1 ( onde 1 parece m vezes )
>quando a espada chega na posicao 2^n + 1 temos uma situacao como em 2) e
>sabemos ki a proxima morte faz a posicao vencedora pular 2 casas... so ki
>agora ainda temos (m-1) participantes sobrando e podemos repetir o
>raciocinio de pular 2 casas ate restarem apenas 2^(n-1) sobreviventes onde
>teremos a posicao sobrevivente ate o fim do jogo.
>
>acho ki e so isso
>
>-Auggy

Tired of slow downloads and busy signals?  Get a high-speed Internet
connection! Comparison-shop your local high-speed providers here.
https://broadband.msn.com