[obm-l] Solidos geometricos

Ola pessoal,

Vejam a questao:

Um fabricante de brinquedos recebeu o projeto de uma caixa que deverah conter cinco pequenos solidos, colocados na caixa por uma abertura em sua tampa.  A caixa tem 10 cm de largura, 15 cm de comprimento e 5 cm de altura. A abertura eh um retangulo de dimensoes 2cm X 3cm. Os solidos sao fabricados nas formas de:

I. um cone de altura 1 cm e raio da base 1,5cm.
II. uma cubo de aresta 2 cm.
III. uma esfera de raio 1,5 cm
IV. um paralelepipedo retangular reto de dimensoes 2cm, 3cm e 4cm.
V. um cilindro reto de altura 3cm e raio da base 1 cm

O fabricante nao aceita o projeto, pois percebeu que, pela abertura, dessa caixa, soh poderia colocar os solidos dos tipos:

a) I, II e III
b) I, II e V
c) I, II, IV e V
d) II, III, IV e V

Resp: A esfera eh unico solido que nao pode ser colocado dentro da caixa, pois tem diamentro de 3 cm e a abertura da caixa tem uma medida de 2 cm. Logo, a c eh a correta.

Duvida: Eu ateh concordo que a esfera nao entrarah na caixa, mas e o cone ? Ele tambem tem um diamentro de 3 cm. Como nao eh considerado isso, acho que o suposto fabricante nao teria restricoes quanto ao defeito que estou citando, ou seja, uma caixa de brinquedo onde um cone nao entraria por completo, ficando sua base para fora. Eh isso ?