Re: [obm-l] PROBLEMA DOS BODES!

Olá "qwerty" ,

como falei antes, neste caso não adianta trocar, pois as chances são as
mesmas : 50% para cada um.

Isso é completamente diferente se uma das pessoas é você , e o programa faz
questão de não te mostrar a porta com o carro. Mas se as portas são abertas
aleatoriamente, e sobram 2 pessoas ( vc poderia ser uma delas ) , então
tanto faz mudar de porta , que a chance é de 50% para cada um.

Satisfeito ? acho que não ...:-)
Mas esta é a solução pela simetria , puramente lógica , e imediata.

Agora façamos o trabalho braçal ( mas convincente , na maioria das vezes ) :

A chance de vc ter um bode é 2/3 , mas são duas portas com bode , portanto
vc tem a chance de 50% de não ter sua porta aberta . Portanto a sua chance
de ter um bode , e continuar no jogo é de
2/3 * 50% = 1/3 .

Também sabemos que sua chance de ter um carro é de 1/3 .

Portanto, quando vc entra no jogo , a chance de vc continuar no jogo , tendo
escolhido um bode, é igual a chance de você continuar no jogo, tendo
escolhido um carro , ou seja , sua chance de ganhar o carro , permanecendo
na mesma porta , caso vá até o final do programa , é de
  (1/3) / (1/3 + 1/3)  = 50%  .

Exemplificando : de cada 99 vezes que vc vai ao programa , em 33 delas vc
permanece porque tem o carro , e em outras 33 vc permanece porque tem o bode
atrás da porta fechada . Portanto , das 66 vezes em que vc permaneceu no
jogo , em 33 delas vc estava com o carro , e na outra metade estava com o
bode. Portanto , se nunca trocar de porta , por exemplo , ganhará o carro na
metade das vezes em que chegou ao final do jogo .

Abraços,
Rogério.