RE: [obm-l] PROBLEMA DOS BODES!

Olá Jorge Luis,

o problema dos prisioneiros é ótimo quando a gente já conhece o problema dos
bodes , pois somos tentados a pensar na mesma estratégia .

A solução é simplíssima ( o Nicolau nem deu tempo do pessoal ler) devido à
simetria existente. Esta é a solução de que mais gosto. Mas é puramente
lógica , e os amigos acabam se sentindo logrados : afinal , vc não fez
nenhuma conta - "tem que ser igual porque o que vale para um, também vale
para o outro"...
A outra solução, em que você "mostra tudo o que está em jogo" , é a que mais
convence aqueles (influenciados pelos bodes)  que julgam estar diante de um
paradoxo . Também gosto dela .

Ainda na análise combinatória, o problema que achei mais atraente até hoje é
o do "Sorteio de amigo oculto" , em que se pergunta
"Qual a probabilidade de haver alguma troca mútua de presentes em um sorteio
válido de amigo oculto , com N pessoas ? " ,
onde sorteio válido é aquele em que ninguém sorteia a si mesmo.

Acho que justamente esse daí motivou dois dos problemas que o Cáudio nos
propôs...

Abraços e ótimo fim de semana pra todos!
Rogério.

http://messenger.msn.com.br