[obm-l] Re: Equação

Pedro, observe que o primeiro módulo zera para x = 1 e o segundo para x =
-5. Vamos então dividir a nossa reta real em 3 pedaços: MENOR QUE OU IGUAL A
-5, ENTRE -5 E 1 e MAIOR QUE OU IGUAL A 1.

Na primeira região, trocaremos mod(x-1) por -x+1  e  mod(x+5) por -x-5.
Assim ficaremos com:

-2x-4=6 => x=-5. Este resultado está no intervalo em que estamos
trabalhando, portanto é válido.

Na segunda região, trocaremos mod(x-1) por -x+1 e mod(x+5) por x+5. Assim
ficaremos com:

x+5-x+1=6 => 6=6. Isto quer dizer que todos os valores deste intervalo são
soluções da tua equação.

Na terceira região, trocaremos mod(x-1) por x-1 e mod(x+5) por x+5. Assim
ficaremos com:

2x+4=6 => x=1. Este resultado está no intervalo em que estamos trabalhando,
portanto é válido.

Assim, a resposta é [-5,1]

Em 4 Dec 2003, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>oi, pessoal
>
> Não conseguir
>resolver estas questões de um concurso , ajude-me
>
> 1) A soma dos valores inteiros positivos e
>negativos de x que satisfazem a equação:
>
>l x - 1 l + l x + 5 l = 6
> ( equação modular )
>
> a)
>-14
>
>b) -13
> c) -12 d)
>-11
>
> 2) Usando uma vez a letra X , uma vez a letra
>Y e N - 2 vezes a letra Z , podemos formar 20 anagramas diferentes
> [...]

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/
Ofertas imperdíveis!