Re: [obm-l] Probabilidade

On Wed, Dec 03, 2003 at 01:20:10PM -0200, Claudio Buffara wrote:

> Nao! Estah errado!
> A probabilidade de ganhar o carro trocando de porta eh de 2/3.

O Claudio está certo, claro, estou escrevendo só para complementar...

Este problema já foi discutido várias vezes nesta lista.
Forte candidato ao segundo lugar, mas nada chega perto
de decidir se 0.999999... é ou não igual a 1.

Eu já publiquei um artigo na Eureka #1 que trata deste brevemente
deste problema (entre outros). Veja na minha home page ou na da OBM.
O artigo chama-se "Como perder amigos e enganar pessoas".

Este problema gerou uma brigalhada nos Estados Unidos: a história está
contada em vários lugares mas o link abaixo é bem completo:
http://www.willamette.edu/cla/math/articles/marilyn.htm

[]s, N.