Re: [obm-l] Ajuda-Geometria Plana

Seja ABCD o trapézio, AC = 10 e BD = 6.
Prolongue o segmento AB de um segmento BE de mesmo comprimento que CD. Dessa forma, AE = AB + CD = 8 (o dobro da base média que é 4 - dado no enunciado). Os triângulos EBC e DCB são congruentes (LAL) e portanto CE = BD = 6.
Os lados do triângulo ACE são:
AC=10, AE=8 e CE = 6. É fácil perceber que CE é a altura do triângulo (relativa ao lado AE) e também a altura do trapézio. A resposta será portanto 4 * 6 = 24.
[]'s MP