Re: [obm-l] RE:Re: [obm-l] Radiciação em Complexos

On 11/30/03 12:33:57, Raniere Luna Silva wrote:
> Caro Fábio, obrigado por sua atenção em responder a minha dúvida. O
> item b, tudo bem, este eu entendi direitinho, mas no item a,
> desculpe-me se eu estiver errado, vc considerou a, b E Z(a e b
> pertencentes aos inteiros), o que foi bastante útil, pois resolveu a
> questão. O caso é: vc fez isso tipo considerando uma hipótese?
> Poderei fazer o mesmo em questões semelhantes? Há uma outra saída
> para esta questão?
> [...]

Sim, eu supus que a e b eram inteiros -- em quase todas as questões
deste tipo que você encontra por aí, as raízes pedidas pertencem a Z[i]
= {a + bi | a, b inteiros}, logo este método deve funcionar na maioria
dos casos.

Você poderia, alternativamente, isolar b na primeira equação (existem
dois possíveis valores, já que em b a equação é de segundo grau),
substituir na segunda equação e cair em uma equação polinomial em a.
Ache todas as raízes, encontre os b's coresondentes (note que a e b são
sempre reais) e o problema estará resolvido.

Na vida real, se for necessário extrair a raiz de um complexo, é mais
fácil usar uma calculadora.

[]s,

--
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira