Re: [obm-l] TEOREMA DE BAYES

Olá Jorge Luis, obrigado pelas boas vindas !

Em relação às fábricas ( do jeito que está , interpretei que a produção é em
termos absolutos) :

A mais antiga produz 40% dos alfinetes , e a mais nova produz 60% .

A mais antiga produz 2/3 dos alfinetes defeitusos , e a mais nova produz 1/3
.

Portanto , um alfinete defeituoso tem o dobro de chance de ser da fábrica
mais antiga : (2/3) / (1/3)

Em paralelo, podemos dizer que a linha mais antiga é pior que a mais nova,
pois produz, RELATIVAMENTE, cerca de  [(2/3)/.4] / [(1/3)/.6]  = 3 vezes
mais alfinetes defeitusos .

------------------------

SEGUNDA INTEPRETAÇÃO: a produção dos defeituosos está dada em termos
relativos.

Nesse caso, de cada 100 alfinetes , 40 vêm da linha antiga , e 60 , da linha
moderna.

Uma percentagem 2P da linha antiga é de defeituosos , enquanto a linha nova
apresenta percentagem de P defeituosos.

Então , em cada 100 alfinetes produzidos, da linha antiga saem um total de
2P*40 alfinetes defeituosos , enquanto da nova saem P*60 .

Portanto, a chance de um alfinete defeituoso ser oriundo da linha antiga é
(2*.4) / ( 2*.4 + .6)  = 4/7  , ou seja , cerca de  57% .

O gerente sempre deve ligar para a fábrica antiga.

Abraços,
Rogério.

PS: Ei Jorge, a coincidência é que tomei conhecimento da lista quando
procurei na internet o enunciado completo do "problema dos táxis"
(bayesiano). De quebra , também achei o "problema do camelo", que acabou me
levando à inscrição na mesma.
[]´s

http://messenger.msn.com.br