RE: [obm-l] Problema do Camelo - solucao (errata)

Olá João Gilberto,

no exemplo que enviei , usei os fatores errados .
Refazendo as contas vem:

SUA POLÍTICA  ( N+2 partidas) , para carregar N*100 L :
Total de 2N+3 viagens , que, partindo de tanque cheio para o melhor
rendimento , possibilita percorrer a distância máxima de 200/(2N+3) km .

MINHA POLÍTICA :
O ponto intermediário estará a 100/(2N+1) km do final , e com (N+1)*100 L .
O custo para o transporte do primeiro trecho será (2N+3) * [200/(2N+3) -
100/(2N+1)]
Portanto , o gasto total será:
(N+1)*100 + 200 - 100*(2N+3)/(2N+1) , que vale
(N+2)*100 - 200/(2N+1)

Ou seja,
houve uma economia de 200/(2N+1) Litros .

[]'s
Rogério.

Olá João Gilberto,

repare que em nenhum momento eu disse que minha solução é "a solução ótima"
, mas apenas "uma solução ótima" . Deve ter ficado claro , pela liberdade de
segmentação que podemos aplicar a qualquer trecho , que existe uma
infinidade de soluções ótimas.

É claro também que o transporte de toda a água pelo primeiro trecho ( o de 3
nanômetros ) também pode ser executado de várias formas diferentes , com o
mesmo custo. Não somente porque pode ser segmentado , mas também porque as
partidas do ponto inicial não necessitam de que a carga seja de 100 L,
conforme você mesmo apontou.

Entretanto, qualquer das soluções para este trecho apresenta, no mínimo,  o
mesmo custo que a minha, que tem apenas a vantagem de ser a mais simples.

Bem, com relação a não fazer o número mínimo de viagens para carregar 100* N
litros , podemos considerar algumas coisas. Uma delas é que a água
"desperdiçada" no final , se reflete em aumento astronômico de custo no
início. E não existe forma mais barata de se tranportar a água do que aquela
forma apresentada ( ou qualquer derivação dela , por meio de segmentação da
mesma ), que é "número mínimo exigido de viagens para totalizar os N*100L ,
e então fazer todas as partidas relacionadas a este trecho com tanque cheio"
. É a única maneira de "jogarmos mais para o início" o ponto de partida
dessas 2N+1 viagens . Quaquer ponto mais distante , exigiria uma quantidade
maior de viagens, e um maior "desperdício" associado . Senão, vejamos um
exemplo :

Façamos o transporte de N*100 L , do ponto A para o ponto B , usando a sua
política (N+2 partidas) :

Fazendo as N+2 partidas de A com tanque cheio (para minimizar o custo) ,
podemos percorrer o máximo de 200/(2N+5) km , de forma a totalizar os N*100
L em B .
Ou seja, precisamos de (N+2)*100 L , para percorrermos uma distância total
de 200/(2N+5) km .

------------------------------------

Façamos o transporte de N*100L , do ponto A para o ponto B , distantes dos
mesmos 200/(2N+5) km , usando a minha política :

1- Há um ponto P , intermediário , a partir do qual eu farei apenas N+1
partidas. Esse ponto estará , no máximo, a 100/(2N+1) km de B , e precisará
de (N+1) * 100 L .

2- O transporte de A para P envolve a distância de  200/(2N+5) - 100/(2N+1)
km , que será percorrida 2N+5 vezes , isto é , somente neste trecho é que
usarei as N+2 partidas ( e com algum desperdício, pois não estarei de
"tanque cheio" em todas elas).

Multiplicando-se os fatores, chegamos ao  custo de :
200 - 100*(2N+5)/(2N+1) Litros , que deverá ser somado aos (N+1)*100 L de
água que deixaremos em P.
Portanto , para percorrermos A MESMA DISTÂNCIA , gastaremos um total de
(N+2) * 100 - 400/(2N+1) Litros .

Economizamos 400/(2N+1) Litros, certo ?

[]'s
Rogério