Re: [obm-l] Problema do Camelo

On Wed, Nov 19, 2003 at 10:00:53AM -0200, Claudio Buffara wrote:
> Oi, Rogerio:
>
> Entendi a sua objecao e sou obrigado a concordar (com uma certa pena, pois
> confesso que fiquei bem animado quando achei uma formula fechada - mais um
> caso que demonstra que a solucao bonitinha nem sempre eh a correta!).

Acho que você também entendeu que o erro na sua solução foi ter deixado
de tomar partes inteiras em certos pontos da solução. Daí a minha solução
usar harmonic em vez de log:

harmonic(n) = 1 + 1/2 + 1/3 + ... + 1/n
log(n) = integral_1^n 1/t dt

onde o log é na base e, claro.

> Nao vi a sua solucao, que imagino ser semelhante a do Nicolau, mas gostaria
> principalmente de ver uma demonstracao de que eh de fato a otima.

Realmente, eu não provei que a solução é ótima (nem vi ninguém provar).

[]s, N.