Re: [obm-l] O problema do camelo

On 11/16/03 21:03:05, Eduardo Casagrande Stabel wrote:
> [...]
> Se a pergunta é: quanta água ele precisa *no total* para cumprir sua
> missão?
>
> Ainda assim, o problema não tem solução. Seja eps > 0. Dispomos os
> postos
> com uma quantidade de gasolina de forma que o camelo chegue até "eps"
> quilômetros do objetivo final, com exatamente 100 litros de água.
> [...]

Isso exige que se monte um reservatório na posição 1000-eps, já que a
capacidade máxima do camelo é exatamente 100 (i.e. a água que ele leva
é recém-obtida).

>                                                             [...] Ele
> vai
> até o seu objetivo e despeja (100 - 2*eps) litros de água e ainda tem
> eps
> consigo, então ele volta eps/2 quilômetros, se reabastece, [...]

Mas se reabastece aonde? Você não falou nada de reservatórios na
posição 1000 - eps/2.

>                                                            e retorna
> ao
> final. Dessa forma (se bem organizado) ele pode ter precisado andar
> exatamente 1000 + eps quilômetros, consumido 1000 + eps litros de
> água
> levado 100 litros até o final, tendo utilizado 1100 + eps litros de
> água. [...]

Mas ainda faltam 900 litros. O camelo deve transportar 1000 litros, e
não apenas 100.

Eu sei demonstrar que a tarefa é possível por indução: seja d a
distância que o camelo deve percorrer. É obvio que para d = 1 a tarefa
é possível. Suponha que é possível fazê-la com V litros. Então de uma
distância d+1, basta "empurrar" 98 litros de cada vez até a distância
d, de tal forma que haja pelo menos V litros de água em d, logo agora é
possível concluir a tarefa.

Eu acho que a solução passa por alguma idéia deste gênero, com um
incremento apropriado. Eu conjecturo que o incremento que dá o meior
rendimento é 25.

[]s,

--
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira