RE: [obm-l] Principio implicito na Teoria da Relatividade

Oi Paulo!
Inicialmente, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente texto que vc
mandou para a lista hah alguns dias, pegando um gancho numa observacao
que eu fiz a respeito de um professor de Fisica que tive (para que nao
fique uma impressao errada, friso que ele eh um excelente fisico, grande
pessoa e, apesar de nao gostar muito de detalhes matematicos, conhece
profundamente matematica).
Eu tenho uma duvida, infelizmente ainda nao tive oportunidade de me
aprofundar em T da Relatividade. Na Fisica classica de Newton, temos  a
classica equacao f = ma (forca = massa * aceleracao). Mas eu jah li que,
na Fisica de Einstein, temos que f = d/dt(m*v), isto eh, forca eh a
derivada com relacao ao tempo da quantidade de movimento (momentum
linear) m*v. Se admitrimos a massa consatante, chegamos aa equacao de
Newton. Mas, na T. Da Relatividae, a massa varia com o tempo segundo a
famos equacao Einstein v = v_0/Raiz(1 - v^2/c^2). Minha duvida eh, com
relacao a que tempo devemos derivar o momentum linear? Qual passa a ser
o verdadeiro significado de t?
Hah muito tempo livro entao em voga, do fisico ingles Stephen Hawkins
(nao estou certo a respeito do sobrenome), "Uma breve Historia do Tempo"
Nao sei se no original o autor escreveu story ou history...nao eh a
mesma coisa. Mas eu li a traducao em Portugues, que foi extremamente
infeliz, e nao gostei do livro. Mas la me chamou a atencao que Hawkins
dizia que o tempo podia ser visto como uma variavel complexa. Isto faz
sentido?
Um abraco
Artur
PS.: Recomendo a todos que, em se tratando de livros tecnicos ou
cientificos, deem preferencia, sempre que possivel, aa obra original. No
caso de Einstein, infelizmnete, a maioria dos originais estah em alemao,
pois foram scritos antes que ele se refugiasse nos Estados Unidos, creio
que fugindo dos nazistas de Hitler na epoca da segunda guerra mundial