[obm-l] Re: [obm-l] Área Lateral de Pirâmide

Olá Cláudio,

fiz assim:
Sem perda de generalidade podemos considerar que a base
da pirâmide está sobre o plano x-y e o centro da base
da pirâmide está na origem do eixo cartesiano .
Logo temos que as coordenadas do pontos A,B,C e D do
quadrado da base podem ser:
A(a,a,0)
B(a,-a,0)
C(-a,-a,0)
D(-a,a,0)
Seja a coordenada do vertice:V(x,y,z)
Teremos como área lateral quatro triangulos:
VAB, VBC, VCD e VAD
Logo a  area lateral S é a soma das areas desses 4
triangulos.
Usando G.A. temos
area(VAB)=a^2*|z|
area(VBC)=a^2*|z|
area(VCD)=a^2*|z|
area(VAD)=a^2*|z|
Somando-se as areas temos
4*a^2*|z|=S
=>|z|=S/(4*a^2)
logo LG do vértice são dois planos paralelos ao plano
xy passando por z=S/(4*a^2) e z=-S/(4*a^2)
Qualquer erro me avisem

Abraço
Anderson
--------------------------------------
> Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
> Oi, Pessoal:
>
> O meu outro e-mail deve estar com algum problema -
desculpem a chateacao.
> Aqui vai de novo... ligeiramente reformulado pra
facilitar as contas.

> O problema abaixo é baseado no 3o. problema da
Olimpíada Paulista de
> Matemática desse ano.
>
> Dado um quadrado ABCD, de lado "2a", determine o
lugar geométrico dos
> vértices das pirâmides que têm ABCD como base e área
lateral constante e
> igual a "S".
> (a, S: reais positivos).
>
> Um abraço,