Re: [obm-l] Parabola

Oi chará,

    bem, eu n me expressei bem. Concordo e realmente
tinha pensado no q vc falou no ultimo mail. Mas duvida
real eh a seguinte:
   - caso eu n conheca nenhum dos coeficientes d y(x) =
ax^2 + bx + c. Qual a qtde minima d pontos para
determinar tais coeficientes?

Um abraço,
Eduardo

> Oi Chará.
>
> Se você conhece o eixo de simetria da parábola e mais
 dois pontos que não
> são simétricos com relação a este eixo de simetria,
 podem acontecer dois
> casos, os quais eu destaco:
>
> a) um dos pontos está sobre o eixo de simetria (=o
 vértice) e o outro fora,
> se for este o caso, rebata o ponto fora do eixo de
 simetria e você terá um
> terceiro ponto por onde passa a parábola, o que, como
 você bem disse,
> determina-a unicamente;
>
> b) os dois pontos estão fora do eixo de simetria, neste
 caso você rebate um
> dos dois e tem um terceiro ponto, o que, mais uma vez,
 determina unicamente
> a parábola.
>
> Entendi bem a sua dúvida? Você poderia tratar o mesmo
 problema com equações.
> Imaginar que você conhece o eixo de simetria da
 parábola é conhecer o
> coeficiente "b" de y(x) = ax^2 + bx + c, ou seja, neste
 caso b = 0 para que
> y(x) = y(-x) para todo x. E você conhece mais pontos
 pontos do plano P e Q,
> por onde passa a parábola, assim você pode determinar a
 e c e a parábola é
> única.
>
> Abraço do amigo de Porto Alegre,
> Duda.