Re: [obm-l] probabilidade......

Só uma ideia de como eu estava pensando...
Tava considerando um caso menor...vamos supor 4 ao inves de 8.
É mais facil calcular a probabilidade de nenhuma receber a carta correta
e subtrair isso da unidade.

Então considerando o caso com 4 cartas e 4 casas...o problema se resume
a encontrar o numero de permutacoes dos numeros 1,2,3,4 dado que 1 nao
fique na primeira casa E 2 nao fique na segunda casa E 3 nao fique na
terceira casa E 4 nao fique na quarta casa.

Por exemplo
suponha que
1  2  3  4 => casas
2  1  4  3 -> cartas que a casa recebeu
1  3  2  4 -> cartas que a casa recebeu (nao valido no caso)

Eu fiz na mao para 4 casas e os possiveis casos são :

2 1 4 3
2 3 4 1
2 4 1 3
3 1 4 2
3 4 1 2
3 4 2 1
4 1 2 3
4 3 1 2
4 3 2 1

9 casos.
Sei que devo descontar algo de 4! para dar 9...
no caso é 15.

Mas como achar genericamente isso?!
O que tirar de 8! para chegar no numero de casos validos (no caso um
caso valido é aquele onde todos os endereços recebem cartas de outros
endereços)
Pq com o numero de casos validos e atribuindo a probabilidade (1/8^8)
para cada um, eu posso calcular a probabilidade pedida, não!?