Re: [obm-l] analise combinatoria

Como é possível determinar se o resultado pedido envolve ou não rotação? Pois se eu rotacionar eu obteria 10*8*8!, ou não? Corrijam me se eu estiver errado e como determinar qual o resultado mais correto para a questão e porque.

----- Original Message -----
Sent: Monday, October 27, 2003 11:58 AM
Subject: Re: [obm-l] analise combinatoria

Um outro jeito eh deduzir do número total de permutações circulares dos algarismos (9!) o número destas em que o 0 e o 5 ficam diametralmente opostos:

Uma vez colocado o 0, há 1 maneira de se colocar o 5. Em seguida, permutam-se os 8 algarismos restantes. Total = 8!.

Logo, o número desejado é 9! - 8! = 8!*(9-1) = 8!*8.