Re: [obm-l] Probabilidade_genética

Giselle:
Não sei se você quer saber disso pra alguma prova de
biologia ou coisa afim. Se for, vale a pena saber
algumas coisas:
Realmente uma célula humana normal tem 23 pares de
cromossomos, que são despareados de maneira aleatória
(sempre sobrando um representante de cada par) para
formar GAMETAS (espermatozóides e óvulos) e não
zigotos. Sendo assim, os gametas apresentam 23
cromossomos, cada um com 50% de probabilidade de
ocorrência. A probabilidade de que ocorra um
determinado gameta é 0.5^23, e o número de gametas
possíveis é o inverso disso (2^23, que acho que é a
primeira resposta que você queria).
Dois gametas (um espermatozóide e um óvulo) juntam-se
e formam, aí sim, um zigoto. Se existem 2^23
espermatozóides possíveis de ser produzidos por
determinado homem, e 2^23 óvulos por determinada
mulher, do encontro "romântico" dos dois podem surgir
2^46 zigotos diferentes, que é a segunda resposta,
pelo que eu entendi do enunciado.
Vale a pena ainda dizer que a coisa toda está bem
longe de ser simples assim. Quando os gametas são
produzidos, os cromossomos trocam genes entre sí,
aumentando o número de cromosomos diferentes
vertiginosamente. A conta real, para ser feita, deve
levar em consideração os 30 MIL genes (não apenas os
23 pares de cromossomos), o que daria uma conta, eu
diria, astronômica (factível, mas astronômica)
Valeu?!
ABRAÇO
DANILO