Re: [obm-l] Adivinhe o seu bit

On Mon, Oct 06, 2003 at 05:21:05PM -0300, Cláudio (Prática) wrote:

> É isso mesmo. Eu devia ter deixado mais explícito no enunciado, mas se elas
> pudessem se comunicar livremente o problema seria trivial.

Eu já mandei uma estratégia para n = 3 e ninguém mais tocou no assunto depois.

O melhor que me ocorre é o seguinte. Numeremos as rodadas a partir de 1.
Suponha que você vê k pessoas com o bit a e (n-k-1) pessoas com o bit b,
onde k <= (n-k-1). Se k = (n-k-1) então você passa sempre.
Por outro lado se k < (n-k-1), então a sua estratégia é a seguinte.
Nas jogadas 1, 2, ..., k você passa;
se o jogo chegar à rodada (k+1) então você chuta que o seu bit é a.

Por exemplo, se você vê todo mundo com o bit b então na primeira jogada
você chuta que o seu bit é a. Mas se você vê (n-2) pessoas com o bit b
e uma pessoa com o bit a então você pula a primeira rodada para ver se
o cara com o único a que você vê chuta; se ele não faz isso é pq ele vê
um outro a---obviamente o seu! Na segunda rodada você "chuta" que o seu
bit é a, mas isso não deveria realmente se chamar "chutar", você joga
com a certeza de que vai ganhar (supondo que as outras pessoas sigam
a estratégia corretamente).

Não é difícil provar que se um grupo seguir esta estratégia então ele só perde
se todo mundo tiver o mesmo bit, ou seja, com probabilidade 1/2^(n-1).
Isto resolve o problema. Tenho quase certeza de que esta é a melhor
estratégia possível mas não pensei em como demonstrar este fato.

[]s, N.