Re: [obm-l] questões dificéis!!!!

=================
>De:tarciosd@ig.com.br
>Para:obm-l@mat.puc-rio.br
>Assunto:[obm-l] questões dificéis!!!!
>
>olá amigos ajudem aí nestas belezinhas!!!! :)
>
>1) sendo a = sqtr[(10+ sqtr(10+ 2.sqtr(5) e b =
>sqtr[(10+ sqtr(10 -
>2.sqtr(5)
>
>bom essa questão é ruim de escrever mas ela é
>assim:
>raiz quadrada de 10 + raiz quadrada de 10 dentro
>da raiz anterior mais raiz
>duas vezes raizz quadrada de cinco dentro da
>raiz anterior.
>é uma questão da CN.

Faltou a pergunta ...

>2) Se um segmento AB tem 2 cm de comprimento,
>então a flecha do arco capaz
>de 135º desse segmento mede?
O Arco capaz será um arco de um quarto de círculo e AB é o lado do quadrado inscrito no círculo cujo raio mede sqrt(2), portanto a flecha (segmento que liga o ponto médio da corda AB com o ponto médio do Arco AB - que é o arco capaz de 135°) mede sqrt(2) - 1

>3)Considere um triângulo retângulo e uma
>circunferência que passa pelos
>pontos mé-dios dos seus três lados. Se x, y e z,
>(x < y < z) são as medidas
>dos arcos dessa cir-cunferência, em graus,
>exteriores ao triângulo, então:
>(A) z = 360º - y
>(B) z = x + y
>(C) x + y + z = 180º
>(D) x + y = 180º
>(E) z = 2x + y

Sem figura acho q vai ser dificil explicar .. a resposta é letra B ..
> [...]
>porém diferentes, deslocam-se em
>uma estrada retilínea que liga os pontos A e B.
>Partem de A no mesmo
>instante e quando al-cançam B, retornam a A,
>perfazendo o movimento A-B-A-B,
>uma única vez. Quando o mais veloz alcança o
>ponto B, pela primeira vez,
>retorna no sentido de A encontrando o outro a 4
>km de B. Quando o mais lento
>atinge o ponto B, retorna imediatamente e
>reencontra, no meio do percurso. O
>outro que está vindo de A. Desprezando-se o
>tempo gasto em cada mudança no
>sentido de percurso, a distância entre os pontos

Seja 2x a distância de A até B.
Ao mesmo tempo que o mais veloz corre 2x + 4 o mais lento corre 2x - 4;

Ao mesmo tempo que o mais veloz corre 5x o mais lento corre 3x
daí temos que (2x+4)/(2x-4) = 5/3, portanto 2x vale 16 - letra D