Re: [obm-l] teo. simpsom

Se não me engano, a demonstração consta no Livro Geometria II do Prof. Wagner, juntamente com o Prof. Morgado e o Prof. Miguel Jorge. Este teorema garante que os pés das perpendiculares traçadas por um ponto P até as retas suportes dos lados de um triângulo estão alinhados se e só se o ponto P pertence a circunferência circunscrita ao triângulo e nesse caso a reta é chamada reta de Simson do triângulo relativamente ao ponto P.

Eu usei esse teorema pra resolver uma questão do IME que apareceu nessa lista e o Prof. Morgado resolveu usando o teorema de Miquel.

[]'s MP