Re: [obm-l] Cobrindo um tabuleiro

Imagine uma função R(k) que nos dê o número de blocos rotacionados que
aparecem na k'ésima coluna (dá pra imaginar?), e N(k) a função que dá o
número de blocos não rotacionados na k'ésima coluna.

R' e N' são funções análogas nas linhas do tabuleiro.

então sabemos que
R(k)*p + N(k)*q = m e
R'(k)*q + N'(k)*p = n

Uma das condições necessárias então é que o sistema acima deve ter solução,
ou seja
as eq. diofantinas Xp + Yq = m e Xp + Yq = n têm solução (não negativa).

Não consegui pensar em nada mais interessante...

Uma idéia menos ambiciosa seria restringir o universo de soluções a casos
mais simples, como por exemplo, formar um retângulo somente com blocos não
rotacionados e complementá-lo com os blocos rotacionados até chegar ao
retângulo desejado.

A propósito, estou quebrando a cabeça no problema de combinatória da obm-u
do ano passado (problema 3 da segunda fase), mas sem muito sucesso... tentei
converter o problema pra linguagem da teoria extremal dos conjuntos mas.
Adaptando aquele teorema que conta as permutações 'compatíveis' f: Z/nZ ->
[n] pra estimar o tamanho máximo de famílias intersectantes eu encontrei
limitantes folgados demais...
Qualquer ajuda/solução é bem vinda...

[ ]'s