Re: [obm-l] Equacoes reciprocas

Pelo que eu vi nas mensagens, as equacoes reciprocas eram todas de 2o. grau.
As palindromas que eu mencionei podem ser de qualquer grau.

Naturalmente, voce tambem pode ter equacoes palindromas de 2a. especie de
qualquer grau. Por exemplo:  x^3 - ax^2 + ax - 1 = 0.

Agora vale o seguinte: se o grau eh impar, entao 1 eh raiz.

*****

Mas como o Artur disse numa mensagem anterior, a nomenclatura nao eh
importante.

Palindroma eh uma palavra ou frase que tem a mesma grafia da forma usual e
de tras pra frente. Por exemplo: ARARA, MATAM, SALAS, SOMAMOS e a classica:
"ASSIM A AIA IA A MISSA".

A extensao do conceito pra numeros e polinomios eh obvia.

Um abraco,
Claudio.