Re: [obm-l] Geometria (Mr. Crowley)

Olá MP,

Me desculpe a ignorância, mas eu naum entendi o
seguinte termo em destaque:

Numa circunferência de centro O e de diâmetro AB=2R,
prolongando-se o diâmetro AB até um ponto M, tal que
BM=R. Traça-se uma secante MNS tal que MN=NS onde N e S
são os pontos de interseção da secante com a
circunferência. Determine a área do triângulo MOS.
MN*MS = (MO)^2-(AO)^2=3R^2 (me explique como vc deduziu
essa expressão)
***************************
2MN^2=3R^2, ou seja, MN = NS = R*sqrt(3/2)

A área procurada é igual ao dobro da área do triângulo
NOS (porque N é pto médio de MS) cujos lados são R, R e
R*sqrt(3/2). A altura relativa ao lado que mede R*sqrt
(3/2) pode ser facilmente achada usando o Teorema de
Pitágoras:
h^2 = R^2 - 3/2*(R/2)^2
h^2=(8R^2) - 3R^2)/8
h=sqrt(5/2)*R/2
A área procurada,salvo erro de contas..)
será:sqrt(15)/4 * R^2

Considere o cubo de bases ABCD e EFGH, e arestas
AE, BF, CG e DH. Sejam as arestas iguais a 3m e os
pontos M, N e P marcados de forma que:
M ΠAD, tal que AM = 2m
N ΠAB, tal que AN = 2m, e
P ΠBF, tal que BP = 0,5m.

Calcule o perímetro da seção que o plano MNP
determina
no cubo.
obs: Œ -> lê-se 'pertence'
quanto a este exerícios vc naum poderia me mandar uma
figura, pois naum consigo imaginar como é o plano que
corta esse cubo.

Grato

Mr. Crowley

AntiPop-up UOL - É grátis!