Re: [obm-l] Metodo Geral de Racionalizaçao

Pessoal esse metodo  que Dirichlet "quase" mostrou(nao
se preocupe Dirichlet, eu entendo sua falta de
tempo..hehe), eu entendi , mas parece que existe outro
mais elegante , que usa teorema do isomorfismo entre
aneis e extensao de corpos conhecido como metodo de
Cauchy-Kronecker de achar inversos multiplicativos.Eu
estou tentando entender isso, tentando encaixar todas
essas ideias mais ainda nao vi a luz.Inclusive a
sugestao da questao abaixo tem tudo a ver com esse
metodo.Tentem fazer pela sugestao:

                PROBLEMA
Racionalizar o denominador da fraçao
(1 - 2^1/3) / (1 + 2^1/3 + 4^1/3), isto é,escrever a
fraçao dada na forma "a + b*(2^1/3) + c*(4^1/3)" com
a, b,c pertencente aos racionais.
(Sugestão: Determinar o polinomio minimo de 2^1/3
sobre os Racionais e usar o algoritmo de divisao
euclidiana apropriadamente.)

--- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
escreveu: > on 24.09.03 15:02, Carlos Maçaranduba at