[obm-l] Ref.: Grau de um numero algebrico

O Dirichilet sugeriu que uma forma de chegarmos aas conclusoes que o Claudio deseja eh prova que un mumero eh algebrico se, e e somente se, for autovetor de alguma matriz racional. Eu me lembro de que na teoria de matrizes existe um conceito denominado de "companion matrix to a monic polynomial" (quando eu estudei isto, no milênio passado, foi no livro do Gantmacher, em Inglês, e nao tive mais chance de trabalhar com isto), algo como matriz companheira de um polinômio mônico (coeficiente do termo de mais alto grau =1). Esta matriz (quadrada) eh, com excecao da subdiagonal principal (formada pelos elementos imediatamente abaixo da diagonal principal) e da última coluna, composta por zeros. A subdiagonal principal eh composta por 1's e a ultima coluna eh composta pelos simetricos dos coficientes do polinomio. Sabe-se (nao me lembro como se demonstra) que o polinomio em questao eh o polinomio mínimo da matriz companheira, isto eh, eh o polinomio monico de menor grau tal que

P(A) = 0, sendo A a matriz e 0, aqui, a matriz nula. Sabe-se tambem que este polinomio minimo eh o polinomio caracteristico da matriz. Os autovalores de A sao assim as raizes do polinomio minimo.

Bom, se a eh algebrico, entao a eh raiz de um polinomio monico P de coeficientes racionais (basta pegar um polinomio de coeficientes inteiros que admita a como raiz e dividi-lo pelo coeficiente do termo de mais alto grau). Logo, existe uma matriz quadrada M que eh a companheira deste polinomio, que eh portanto o pol. minimo de M. Dado que M eh composta por zeros, 1's e pelos simetricos dos coeficientes do polinomio, segue-se que M eh racional. Alem disto, temos que os autovalores de M sao as raizes de P, do que concluimos que a eh autovalor de M (e de qualquer matriz similar ba M). Isto prova a primeira parte da afirmacao.

Por outro lado, se a eh autovalor de uma matriz racional, entao a eh raiz de seu polinomio caracteristico, cujos coefcientes sao claramente racionais. Logo, a eh algebrico (a definicao de numero algebrico, baseada  usualmente em polinomios de coeficientes inteiros, eh claramente equivalente aa obtida permutando-se "inteiro" por "racional").

Mas eu ainda nao vi como disto chegamos a conclusoes sobre graus de numeros algebricos. Resta ainda fazer chegar aas ultimas consequencias... Abracos

Artur