RE: [obm-l] Integrais

Oi Thiago
Esta integral vale para todo n<>-1, n nem sequer precisa ser inteiro,
observando que, para n nao inteiro, a funcao potencia so eh definida, no
caso real, para x>=0. Isto porque x^n eh continua e existe uma funcao do
tipo k*x^m cuja derivada eh x^n. De fato, a derivada de k*x^m eh
k*m*x^(m-1).  Logo, se quisermos que isto se iguale a x^n, precisamos
ter m-1= n e k*m=1, ou seja, m=n+1 e k =1/m = 1/(n+1). Vemos assim que,
se n<>-1, a expressao acima sempre faz sentido. Nao hah, porem, como
fazer que a derivada de k*x^m se iguale a 1/x.  Conforme sabemos, esta
funcao eh ln(x) + C.
Abracos
Artur