[obm-l] Base 2 / Fatoriais / Binom(n,k)

Oi, Will:

Se voce achou isso interessante, aqui tem mais alguns:

1) O expoente do primo p na decomposicao de n! eh igual a:
[n/p] + [n/p^2] + [n/p^3] + ...
onde [x] = maior inteiro <= x.

2) Binom(n,k) eh impar <==>
as representacoes binarias de k e n-k nao tem um algarismo "1" nas mesmas
posicoes <==>
NURB(n) = NURB(k) + NURB(n-k)
one NURB(m) = Numero de 1's na Representacao Binaria de m.

3) Binom(n,k) eh impar para todo k (0<=k<=n) <==> n = 2^m - 1 para algum
inteiro positivo m.

4) Binom(n,k) eh par para todo k (1<=k<=n-1) <==> n = 2^m para algum inteiro
positivo m.

5) Se E_2(n!) = expoente de 2 na decomposicao de n! e NURB(n) eh como
definido acima, entao E_2(n!) + NURB(n) = n, para todo inteiro positivo n.

6) Para todo n, o numero de coeficientes binomiais Binom(n,k) (0<=k<=n) que
sao impares eh igual a 2^NURB(n).

Um abraco,
Claudio.