Re: [obm-l] Imagem densa

on 17.09.03 22:14, Artur Costa Steiner at artur@opendf.com.br wrote:

> Boa noite a todos os amigos.
> Um fato que me parece relevante eh que a funcao cosseno eh periodica e
> continua em R e seu periodo minimo, 2PI, eh irracioinal.
Oi, Artur:
Eu tambem achava isso, mas a funcao real f(x) = cos(x^2) nao eh periodica e
eu tenho a sensacao (mas nao a demonstracao) de que o conjunto de valores de
aderencia da sequencia y(n) = cos(n^2) tambem eh [-1,1].

>Pelo que jah
> vimos, o conjunto A= {(2PI)a*n +m | m, n inteiros} eh denso em R. O
> conjunto imagem do cosseno eh [-1, 1]. Para qualquer r neste intervalo,
> existe, face aa continuidade da funcao cosseno, x em [-1, 1] (hah, eh
> claro, uma infinidade) tal que cos(x) = r.
Nesse caso acho que o que eh importante nao eh a continuidade mas o fato de
cos ser uma sobrejecao de R em [-1,1]. Por exemplo, a funcao f definida
acima eh descontinua em todo x inteiro.

Mais um exemplo: Seja f:R -> R dada por:
f(x) = cos(x^2) se x eh racional
f(x) = -cos(x^2) se x eh irracional.
f eh nao-periodica e descontinua em quase todo ponto e eu apostaria que o
conjunto de valores de aderencia de z(n) = f(n) eh [-1,1].

Claro, tudo o que eu falei eh soh conjectural. Eu adoraria ver as
demonstracoes ou contra-exemplos.

Um abraco,
Claudio.