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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] UM PROBLEMA INTERESSANTÍSSIMO!
>A e B, os melhores alunos da sua classe, fazem o seguinte jogo: cada um
>escreve
>um número natural diferente de zero em uma folha de papel e dá essa folha
>ao
>professor. O professor escreve no quadro-negro os números 1994 e 2990,
>sendo
>que um deles é a soma dos números de A e B. Então ele pergunta a A: "Você
>sabe
>o número de B?". A diz "não" e o professor pergunta a B se ele sabe o
>número
>do
>outro. B também diz "não" e o professor questiona novamente A, que ainda
>não
>sabe a resposta. B, perguntado mais uma vez, dá a resposta correta. Qual é
>o
>número de A?
esses alunos estão pensando demais. veja bem:
se a>=1994, ele já sebe a resposta do outro;
se a<1994, ele não sabe a resposta; - ESSA É A OPÇÃO ESCOLHIDA;
se b >= 1994, ele já saberia o número de A;(a=2990-b)
se b<1994, e A foi sincero, e portanto a<1994 também,
então ele já sabe a resposta de a, que é (a=1994-b);
é isso.
falou
Cris
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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