[obm-l] Re: [obm-l] derivada de uma função polinomial

Vamos chamar p(x)=x^3 -3x^2 -9x +k
Essa equação nunca tem três raizes iguais (tente escrevê-la como
x^3 + 3a*x^2 +3a^2*x+a^3 para provar isso). Os dois valores de k
que você achou eram os valores de k para os quais respectivamente
o máximo e o mínimo locais eram raízes de p(x). Para k<-5, o máximo
local é negativo e para k>27, o mínimo local é positivo.
Portanto a resposta é ] -5, 27 [.

André T.

http://messenger.msn.com.br