[obm-l] derivada de uma função polinomial

É dada a equação x^3 - 3x^2 - 9x + k = 0

a) Quais os valores de k para os quais a equação admite uma raíz dupla?

b) Para que valores de k a equação tem três raízes reais e distintas duas a duas?

o item a é soh derivar uma vez, achar as raízes da equação obtida, substituir na primeira e achar os valor de k: -5 e 27

o item b eu não tem idéia de como fazer, alguém poderia me auxiliar?