Re: [obm-l] Polinômio

   Caros Salvador e Nicks,
   Ha' uma prova desse fato no livro "Chebyshev Polynomials", de T. Rivlin,
(pag. 123) mas nao e' muito trivial. Ele se refere a esse resultado como o
teorema de A. A. Markov. Estou pensando para ver se consigo uma prova que
seja mais facil de escrever. De qualquer jeito o resultado e' o melhor
possivel: se P_n e' o polinomio tal que P_n(cos(x))=cos(nx), entao P_n leva
[-1,1] em [-1,1] e P_n'(1)=n^2.
   Depois ele prova (de um jeito mais complicado) o fato analogo para
derivadas de ordens superiores, que ele diz que e' devido a V. A. Markov,
irmao do outro Markov: se f e' um polinomio de grau n como abaixo entao
|f^(k)(x)|<=P_n^(k)(1) para todo k e todo x em [-1,1], onde esse ^(k) denota
k-esima derivada.
   Abracos,
             Gugu