[obm-l] Re: [obm-l] Problema das Tres Portas

Bom, quanto aos argumentos matemáticos, acho que o Cláudio já falou tudo.
Mas é impressionante como este problema é difícil, pois ele envolve separar
o que da informação do apresentador é útil e o que é inútil. Este problema
me foi exposto recentemente durante o Colóquio Brasileiro de Matemática,
numa palestra de "Probabilistic Reasoning", que citou outro problema que
o Nicolau comenta no seu artigo da Eureka!, também bastante contra-intuitivo
e genial.

Mas, voltando ao problema: Quando você escolhe a porta, qual a probabilidade
de ela estar certa? 1/3, correto?
Ok. O que acontece quando o apresentador abre uma porta? Ele diz para você:
"Olha, se não estiver na que você escolheu, está na outra!!!" Você agora
pode escolher entre duas portas, certo? Mas isso não quer dizer que as probabilidades
são iguais, pois você não ganhou NADA em relação à sua porta, já que o apresentador
não pode fazer NADA com a sua (ele não escolhe se abre a sua ou não, ele
NÃO pode abrir a sua). Mas a outra ele ESCOLHEU não abrir. Ou seja, ele
ESCOLHEU abrir a outra.

Pense assim: O prêmio pode estar na 1, na 2 ou na 3. Você escolhe a 1. O
apresentador pode abrir a 2 ou a 3, apenas. Se o prêmio estivesse numa delas,
ele FORÇOSAMENTE terá que abrir a OUTRA! OU seja, se você errou, trocando
você passa a ganhar. Por outro lado, se você acertou na escolha inicial,
tanto faz para o apresentador, ele pode abrir qualquer uma, que não tem
restrição.
Ou seja, a "informação" relevante é a seguinte: se você trocar, a probabilidade
de ganhar é a probabilidade de você ter errado. (o que talvez fique bem
claro com o exemplo de 1.000.000 de portas)

A "grande sacada" consiste em você se convencer de que, se você trocar,
você vai ganhar SEMPRE que tiver errado o primeiro palpite. Uma vez isso,
o jogo é fácil: você tem 1/3 de chances de acertar e o resto é erro! Ao
abrir as portas, o apresentador consolida o resto do jogo: ao trocar, você
troca seu estado, de certo para errado e vice-versa.... só que como P(errar
o primeiro palpite) > P(acertar o primeiro palpite), vale a pena trocar.

É isso... qualquer dúvida, pergunte.
Bernardo Costa