RE: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

Pra quem curte beleza matematica,veja o livro
Proofs from THE BOOK.E so o melhor compilado da
perfeiçao!!!
Quer uma ai?

A demo do Erdös sobre o postulado de Bertrand.
Ou essa,tambem do Erdös:mostre que em uma
sequencia de mn+1 termos ha uma subsequencia
monotona de m termos ou de n+1 termos.

Eu nao acho essa demo de Medias muito
elegante.Mas a do log e mais legal...Vejam a
Eureka! 5.

Na Eureka!6 ha um exercicio de demonstrar que se
tg(x*pi)=4/5 entao x e irracional.
Tambem tem o teorema de Dehn-Hilbert,que mostra
que um cubo e um tetraedro nao sao
equidecomponiveis.E a versao 2-dimensoes
disso....

Ah,essa demo da propriedade do baricentro:pegue
uma reta paralela a um dos lados,prolongue tudo e
use semelhança sem medir as consequencias.
Problemas de geometria de IMO tambem estao na
lista!Veja so o tres da ultima IMO!

A demo do teorema de Ptolomeu,e a demo de
prostaferese a partir de Ptolomeu.

A prova de Euclides de que ha infinitos primos
nao e a que se encontra por ai mas e equivalente:
"2 e primo.
Dado o conjunto p1,p2,p3,p4,...,pn de
primos,considere o numero 1+p1*p2*...*pn.
Se este cara for primo,produzimos mais um
primo.Caso contrario basta fatorarmos e ver que
mos primos que aparecem sao novos.E fim!"
Outra da infinitude dos primos:pegue o conjunto
dos numeros de Fermat,e mostre que nas fatoraçoes
os caras sao diferentes.

A prova de que uma raiz enesima de um inteiro ou
e inteira ou e irracional e bem curta se voce
usar o fato de que as raizes de x^n-a sao
multiplas de algum fator primo de a.

 --- Artur Costa Steiner <artur@opendf.com.br>
escreveu: > Resolvi escrever imediatamente
aqueles que me
> vieram a cabeça, pois
> provavelmente são os que mais me tocaram. Não
> olhei ainda as outras opiniões
> da lista, para não ser influenciado.
>
> 1) A prova de que toda sequencia de numero
> reais contem uma subsequencia
> monotonica.
>
> 2)A famosa e linda prova de Euclides de que o
> conjunto dos numeros primos eh
> infinito.
>
> 3) A prova de Cantor, baseada em expansoes
> decimais, de que o conjunto dos
> reais naum eh numeravel.
>
> 4)A elegante prova da desigualdade das medias
> [...]

name=winmail.dat

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!
http://www.cade.com.br