Re: [obm-l] Teorema_das_raízes_racionais

Isto nao e tao dificil mas e trabalhoso...A ideia
e substituir x=p/q e abrir tudo com muita
vontade.Va ao artigo do Shine da ultima semana
olimpica sobre polinomios.
Dificil mesmo e generalizar...

 --- Henrique_Patrício_Sant'Anna_Branco
<hpsbranco@superig.com.br> escreveu: > Caros,
> Recentemente foi usado na lista o teorema das
> raízes racionais, que segue:
> Se um polinômio f(x) = a_n*x^n +
> a_(n-1)*x^(n-1) + ... + a_0 tiver raízes
> racionais, estas serão da forma p/q com p
> divisor de a_0 e q divisor de a_n.
> Todo mundo aprende isso no ensino médio, mas é
> raro ver a demonstração.
> Pesquisando na Internet, nao achei nada
> também...
> Alguém saberia me dar uma demonstração desse
> teorema?
>
> Grato,
> Henrique.

> [...]

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!
http://www.cade.com.br