Re: [obm-l] ajuda

Aparentemente, há três formas de se verificar se a equação (x^2
+1)^2+(x^2+3x-17)^2 = 0.
1- x^2 + 1 = 0 e  x^2+3x-17 =0. As raízes que zeram os dois termos serão
soluções. Evidentemente, isso não ocorre neste caso.
2- (x^2 + 1)^2=-[(x^2+3x-17)^2]. Isso também não pode ocorrer, já que os
dois termos elevados ao quadrado serão positivos.
3- Cheguei a esta equação (é possível que tenha havido algum erro, uma vez
que fiz com pressa, e não conferi os resultados): 2x^4 + 6x^3 -23x^2 - 102x
+ 290 = 0.
Digamos que f(x) = 2x^4 + 6x^3 -23x^2 - 102x + 290. Então, a sua derivada
será
f´(x) = 8x^3 + 18x^2 - 46x - 102. Nos pontos em que a derivada é zero,
teremos um ponto de máximo ou de mínimo relativo, conforme o sinal da
derivada de segunda ordem. Para que se ache as soluções do problema em
questão, devemos substituir os valores que anulam a derivada de primeira
ordem na função f, e conferir os seus valores. Se o ponto de máximo relativo
for positivo e o de mínimo relativo negativo, teremos uma raiz de f. Logo,
teremos pelo menos duas soluções reais. (Isso é garantido já que f(x) é
contínua para todo x pertencente aos reais).
Esse exercício não será resolvido. Mais uma questão em aberto!