Re: [obm-l] AJUDAAAAAAA???

on 08.08.03 00:46, tarciosd@ig.com.br at tarciosd@ig.com.br wrote:

> Os originais de um livro têm 288 páginas com 25 linhas cada página e após
> impresso resultou um volume com 252 páginas de 30 linhas cada. Quantas
> páginas do livro do mesmo formato serão obtidas com 192 páginas de um
> original que tem 30 linhas de cada página?
>
> COMO FAÇOO????

Oi, Tarcisio:

Acho que pra esse problema voce precisa levar em conta que, num livro
qualquer, o numero total de caracteres (incluindo espacos e sinais de
pontuacao) eh constante, independente da formatacao.

Ou seja, vale a relacao:
N(caract) = N(paginas) * N(linhas/pagina) * N(caract/linha) = constante

Alem disso, talvez seja necessario supor que todos os originais tem o mesmo
valor para N(caract/linha) e todos os impressos tambem (apesar do valor ser
possivelmente diferente daquele para os originais).

Tente usar isso pra ver se o prblema sai.

Um abraco,
Claudio.