Re: [obm-l] #Walter#_Exercícios_Simples_ de_Vestibulares

No primeiro problema não vejo nada de errado, para mim a resposta só seria
1/1500 caso não pudesse haver letras repetidas, pois assim
1/(5*5*5*4*3)=1/1500.
No segundo: nº total de eventos favoráveis=8+10-7=11
logo, p(A)=11/20 (Há 7 números que são ímpares e primos simultaneamente, por
isso devemos subtrair 7 do total, poi estariam sendo contados duas vezes)

Em 4 Aug 2003, obm-l@mat.puc-rio.br escreveu:

>01. O dispositivo que aciona a abertura do cofre de uma joalheria,
>apresenta um teclado com nove teclas, sendo cinco algarismos (0,1,2,3,4)
>e quatro letras (x,y,z,w). O segredo do cofre é uma seqüencia de três
>algarismos seguidos de duas letras. Qual a probabilidade de uma pessoa
>numa única tentativa, ao acaso, abrir o cofre?
>
>Eu estou resolvendo assim:

>Algarismos Letras
>
>Probabilidades individuais:
>1/5 * 1/5 * 1/5 * 1/4 * 1/4 = 1/2000
>
>Porém o problema indica como solução 1/1500 .

> [...]

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/
Ofertas imperdíveis!