Re: Re:[obm-l] Algumas duvidas

Olá Cláudio!

Fui infeliz no meu comentário...

O que me veio à cabeça, na hora em que disse que o problema dos quatro
quatros era inútil, foi que dificilmente ele apareceria em algum resultado
matemático. Por exemplo, durante a demontração do TFA nunca precisaremos de
tal decomposição. Neste sentido, ele me pareceu inútil. Pensando melhor,
acho que ele pode gerar algum fruto. Por exemplo, que tipo de técnicas
poderíamos usar para demonstrar que um número não pode ser representado com
quatro quatros e certas operações definidas?

Mas a verdade é que ele é um problema legal, uma boa diversão. Deveria ter
me limitado a somente ter dado a solução ao problema.

Concluo dizendo que foi um prazer conhecê-lo, também. E um prazer conhecer o
Luís Lopes e o Morgado! Espero que o pessoal da lista se reúna em maior
número em oportunidades futuras.

Abração,
Duda.

> From: claudio.buffara

Oi, Duda:

Discordo da sua avaliacao de que o problema dos quatro quatros eh o mais
inutil ja inventado.

Alem de ser um passatempo matematico equivalente ao "Logodesafio" (publicado
em varios jornais e cujo objetivo eh formar o maior numero possivel de
palavras com um dado conjunto de letras), acho que tambem eh um bom
exercicio de criatividade - vide este caso extremamente nao trivial do 33.

Mais ou menos relacionado a esse problema tem aquele da calculadora com a
tecla de multiplicacao quebrada: Como multiplicar dois numeros numa
calculadora usando apenas as teclas "+", "-" e "1/x" (alem das teclas
numericas, claro)?

Depois, o conceito de "utilidade" em matematica pura eh um tanto quanto
polemico - lembre-se das discussoes geradas aqui na lista por um certo
ex-participante que felizmente parece que foi embora de vez...

No mais, foi um prazer conhece-lo pessoalmente no Rio.

Um grande abraco,
Claudio.