From: Camilo Marcantonio Junior
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Monday, August 04, 2003 1:40 PM
Subject: Re: [obm-l] COMO ENGANAR PESSOAS

   Somo-me a todos para reforçar os parabéns ao pessoal da IMO e da IMC, em
particular o Marcio que eu acompanho  há algum tempo mais de perto (o cara é
bom mesmo :) ).
   Sobre esses problemas que são reenviados para a lista pela mesma pessoa,
vou ser um pouco chato (pelo menos parece que não terei o ônus  da
exclusividade).

1 - Sobre o problema da RECOMPRA/REVENDA eu li várias soluções corretas de
pessoas da lista e algumas erradas que vinham como forwards.

2 - Sobre a margem de erro teve um email que atribuía coisas ao prof.
Morgado que ele não havia dito. Não havia contradição; havia alguns fatos
desconhecido por alguns membros (eu sou um dos que desconhecia), rapidamente
explicados pelo professor.

3 - Sobre esse problema :

         a) O mais subjetivo desse problema é essa maioria que é referida;
que maioria?

       b) Esse problema está INCOMPLETO; ao contrário do que foi reafirmado
num email anterior. Falta dizer se há possibilidade de empate nesse jogo
(esse negócio tá com a maior cara de problema mal traduzido do inglês).

       c) Abaixo está um email que mandei pra lista há mais de 1 semana com
a resposta.

       Desculpando-me pelo email mais extenso que o habitual, deixo um
abraço a todos da lista.

                                       Camilo

                             EMAIL DE 26/07

          Oi Jorge,

    Se eu compreendi corretamente o seu problema, ele está incompleto;
falta dizer qual é o esporte que essas equipes praticam. Basicamente, temos
dois casos:

1 - o esporte permite empates; nesse caso, eu realmente não sei dizer o que
eu prefiro; depende de um bando de coisas, entre elas da probabilidade de
ocorrer empate nesse esporte, do quanto eu conheço as equipes que vão jogar,
de quanto difere o nível ténico entre elas, ...

2 - o esporte não permite empates; nesse caso eu prefiro a opção 1. Na pior
das hipóteses, caso eu não saiba nada sobre as equipes, eu pego uma urna
contendo 50 bolas alaranjadas e 50 bolas azuis (todas as bolas com igual
probabilidade de serem retiradas), associo uma cor a cada equipe, retiro uma
bola e faço assim a minha escolha da equipe.

        Por que você preferiria retir! ar a bola? Alguma aplicação das Leis
de Murphy?

                                                      Camilo

jorgeluis@edu.unifor.br wrote:
Parabéns à vocês e aos olímpicos! Quanto à nossa lista, está cada vez
melhor,
principalmente com relação às discussões construtivas. Primeiro foi o caso
da
RECOMPRA/REVENDA e seus absurdos, depois a contraditória MARGEM DE ERRO e
seus
pontos percentuais e agora o bombástico probleminha da escolha racional
entre
as duas opções, cuja indecisão traduz ao pé da letra o justo título cunhado
pelo Nicolau. Vale salientar que a culpa não é nossa e sim do ensino
deficiente
que exclui dos currículos escolares assuntos como "Probabilidade Subjetiva".
maioria das pessoas prefere a objetividade da opção 2 à incerteza da opção
1.
No entanto, uma pessoa que tem a liberdade, na opção 1, para escolher o seu
time, e preferirá a opção 2, simplesmente deu uma escorregadela na lógica.
Suponha que, na opção 1, o indivíduo preferisse escolher o time da Liga
Americana. Supostamente, isso significa que ele preferiria se decidir direto
pelo time da Liga Americana do que se decidir pela opção 1 jogando uma
moeda,
digamos, tal que escolherá Americana se cara, e Nacional se coroa. Mas vamos
examinar esse procedimento aleatorizado. Não interessa se o time da Liga
Americana ganhe ou perca, ele tem uma probabilidade objetiva de 50-50 de
pegar
o ganhador com a jogada da moeda. (Verifique isso!). O fato de ter jogado
uma
moeda antes não deveria interessar. Mas, se esta for uma questão relevante,
então talvez ele possa usar um amigo para jogar a moeda, e colocar
secretamente
o resultado em um envelope selado, que abrirá após o jogo. Mas esse
raciocínio
diz que o procedimento aleatorizado é equivalente à opção 2. Se na opção 1 o
indivíduo preferisse uma escolha livre do time da Liga Americana em lugar de
recorrer aos caprichos da moeda, então por transitividade ele deveria
preferir
a opção ! 1 à opção 2. (CAMPEÃO!)

Um abraço e até o próximo impasse construtivo!

Citando Okakamo kokobongo :

> Encontro-me um pouco perturbado porque nao consegui entender se o
> ilustre professor prefere que nos selecionemos uma equipe ou retiremos
> uma bola. Por favor, nobre colega, esclareça-nos.
> Abraços,
> Okakamo Kokobongo

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br

Conheça o novo Cadê? - Mais rápido, mais fácil e mais preciso.
Toda a web, 42 milhões de páginas brasileiras e nova busca por imagens!