Re: [obm-l] nunca vi

Ola Rafael e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Eu ja vi este simbolo algumas vezes, tanto no calculo da N-esima derivada de
algumas funcoes quanto em problemas. Em todas as circunstancias ele era
usado para simplificar a notacao e com o significado :

X!! = X*(X-2)*(X-4)* ... ate o menor inteiro positivo.

Exemplos :

3!! = 3*1 = 3
4!! = 4*2* = 8

No Problema : Seja dado um poligono convexo de N lados. De quantas maneiras
distintas e possivel
dividi-lo em triangulos usando-se apenas suas diagonais ? Esse tipo de
fatorial surge naturalmente.

Todavia, por uma questao de prudencia, acho que voce nao deveria usar esta
notacao em alguma prova ou concurso oficial, pois a banca pode nao conhecer
e considerar seu raciocinio invalido. Claramente que X!! pode ser expresso
por um produtorio, que todos conhecem.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
2,1110,040803