Re: [obm-l] IMO

Ola Cicero e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

A sua ideia e uma observacao valida, mas parece-me que o problema exige um
tratamento maior... Com efeito, se em :

F(a,b) = a^2/(2ab^2  - b^3 + 1)

fizermos a^2 >= 2ab^2 - b^3 + 1 e olharmos para esta desigualdade como uma
ineguacao do 2 grau em "a", teremos UMA CONDICAO NECESSARIA para que F(a,b)
seja um inteiro, entretanto, esta condicao nao e SUFICIENTE, pois numa
fracao P/Q podemos ter P >= Q e, no entanto, P/Q nao ser inteiro. Por
exemplo : 8/5. Todavia, e muito bom que voce pense na questao. E todos os
estudantes, sobretudo os olimpicos, devem seguir o seu exemplo.

Vou te dar uma linha de pensamento para voce explorar.

Vamos colocar a funcao F(a,b) da seguinte forma :

F(a,b) = a^2 / [ (2a - b)*b^2 + 1 ]. Fazendo  G(a,b) = 2a - b, segue que :
F(a,b) = a^2 / [ G(a,b)*b^2 + 1 ]

PARA TODO "i" inteiro, a equacao G(a,b)=i   <=>   2a - b = i tem uma
infinidade de solucoes inteiras, pois MDC(2,-1) = 1 divide "i", qualquer que
seja "i". Mais que isso, para todo "i", dado  que
(a,b)=(0,- i) e uma solucao particular, TODAS as solucoes de G(a,b) = i
serao da forma :

a = - t,  b= - i - 2t , t um inteiro qualquer

Conforme voce deve saber do estudo da equacao diofantina AX + BY = C.

E importante observar que procedendo assim EXAURIMOS TODAS AS POSSIVEIS
SOLUCOES, pois, qualquer que sejam os inteiros "a" e "b" imaginaveis, 2a - b
e tambem um inteiro, isto e, existe um inteiro "i" tal que 2a - b = i  e,
consequentemente, os inteiros "a" e "b" que imaginamos pertencerao a alguma
das infinitas equacoes 2a - b = i. E igualmente importante observar que "i"
e diferente de "k" entao os cnjuntos solucoes de 2a - b = i e de 2a - b= k
sao disjuntos, pois as retas "b = 2a - i" e
"b=2a - k" sao paralelas, se "i" for diferente de "k".

Bom, fixado o que eu disse acima, seja 2a - b = i. Da infinidade de pares
(a,b) que satisfazem a esta equacao, procuramos aqueles para os quais :

a^2/(i*b^2 + 1) = j ,  j um inteiro.

Vamos colocar esta equacao assim :

a^2 = i*j*b^2 + j   <=>  a^2 - (i*j)*b^2 = j

E entao ? Esta reconhecendo a equacao acima ? Creio que sim. Afinal, ela e
famosissima : E a conhecidissima EQUACAO DE  PELL !

Bom, Voce deve conhecer os fatos basicos sobre a equacao de Pell. E so
concatenar inteligentemente o que voce sabe que a solucao sai serena e
tranquila. E aqui eu te deixo so, pra voce continuar ...

ABRE PARENTESES

O estudo das equacoes diofantinas, da EQUACAO DE PELL em particular, e um
dos acontecimentos mais emocionantes na vida de um estudante de Matematica.
Voce vai ficando chateado de nao encontrar ideias novas e, de repente, se
defronta com esta equacao, que traz novidades e surpresas impares, que em
muito se afastam da mediocridade e rotina de outros temas. Esta equacao e
quase um revigorante intelectual, que devemos ingerir periodicamente.

Eu percebi que a prova da infinidade de solucoes, dada uma solucao
particular, e forcada. E muito mais uma justificativa que uma solucao. Deve
haver uma forma de deduzir a sua infinidade de solucoes a partir de uma
conceituacao mais geral, mais eu ainda nao consegui encontrar isso na
literatura matematica, por mais que tenha forcejado neste sentido.

Foi sem duvida uma descoberta notavel, mas eu sinto que neste mar existe
muito mais coisas a serem descobertas. Uma prova indireta disso e a equacao
de Euler : a^3 = b^2 + 2. Ela tem uma unica solucao inteira e resultou de um
trabalho do Euler sobre um problema proposto pelo Fermat.

Bom, eu vou ficando por aqui senao vou escrever muito e o trabalho me chama
e os sistemas precisao ser concluidos. Mas o que eu queria dizer e que esse
tema e facisnante e que todo Matematico Serio deveria trata-lo com carinho e
devocao.

FECHA PARENTESES

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita