Re: [obm-l] Combinatoria (In off)

Ola Manuel e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

1) A sua mensagem, nao obstante nao tratar de algum problema especifico, e
muito boa. Ela realmente enriquece a Lista e e o tipo de OFF que espera-se
que ocorra.

2) A Matematica continua e continuara sendo o tema desta Lista. Ainda que
algumas pessoas mal educadas e mal formadas estejam - acredito firmemente -
deliberadamente atentando contra estes objetivos originais, ela se mantera
com a alta qualidade que nos, Professores, Pesquisadores e estudantes
serios, almejamos e que lutamos para que tenha,

3) E verdade que o AXIOMA DO SUPREMO pode surgir como uma propriedade em
alguma construcao particular dos numeros reais ou pode ser adotado como mais
um axioma em outras construcoes. No livro de Analise I, Projeto Euclides. O
Prof Elon adota este ultima postura, mas explicitamente cita outros obras
nas quais os reais sao construidos e diz que uma tal construcao e um
processo instrutivo. Em sintese, nao existe nenhuma razao mais forte para se
adotar uma vertente ou outra, alem de crencas subjetivas e individuais.

4) A imensa maioria das teorias matematicas surgem de forma altamente
intuitivas, pouco formais, somente rrecebendo um tratamento axiomatico
posteriormente. Foi assim com o Calculo, com a Topologia, com a teoria dos
grupos e com muitas ( talvez todas ! ) outras teorias. A intuicao vai na
frente, descobre e orienta a pesquisa;  a formalizacao ou axiomatizacao vem
depois e fundamenta com rigor as conquistas ja feitas. A primeira e a
faculdade da descoberta, atributo do genio; a segunda, ferramente de prova e
de resolucao de problemas, obra do talento.

Voce nao gostaria de apresentar aqui uma construcao dos reais, via cortes
ou sequencias de Cauchy, por exemplo, e desta construcao derivar o TEOREMA
DO SUPREMO ?

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1154,150703