[obm-l] questoes envolvendo idades

Ola pessoal,

Como resolver estes:

1) Julio falou: Se eu tivesse 5/6 da idade que tenho e se Antonio, meu irmao, tivesse 1/4 da que tem, juntos teriamos 3 anos mais do que eu tenho. Mas se eu tivesse 4/9 da idade que tenho e Antonio tivesse 7/12 da idade que tem, juntos teriamos 2 anos menos do que eu tenho. Que idade tem Julio? Qual a idade de Antonio?
r: Juliano tem 54 anos, e Antonio, 48

2) A soma das idades de Julio e Roberto eh igual a 64 anos. Julio tem o dobro da idade que Roberto tinha quando Julio tinha a metade da idade que Roberto tera quando seus anos forem o triplo dos de Julio quando este tinha tres vezes a idade de Roberto.
Do exposto, pergunta-se:
a) Qual a idade de Julio?
b) Qual a idade de Roberto?
c) Que idade tinha Julio quando Roberto nasceu?
d) Que idade terá Roberto quando Julio tiver 50 anos?
r:
a) 40 anos
b) 24 anos
c) 16 anos
d) 34 anos

3) Quando Wilson tiver a idade que o pai tem hoje, sua irma sera duas vezes mais velha do que eh atualmente e a idade do pai sera o dobro da que tera Wilson quando a irma tiver a idade atual do pai. A soma das idades dos tres da exatamente um seculo. Qual a idade de cada um?

r: Wilson tem 20 anos; a irma, 30 e o pai, 50